Pular para o conteúdo principal

Educação continuada é aliada para conquista de emprego e avanço na carreira em tempos de crise mundial

 

Educação Continuada é aliada para conquista de emprego e

avanço na carreira em tempos de crise econômica

*Sérgio de Souza Carvalho Júnior

A inclusão digital nunca se fez tão necessária nos dias de hoje. De acordo com IBGE, mais de 70% dos brasileiros nunca frequentaram cursos de qualificação e 66% dos desempregados jamais passaram pelo ensino profissionalizante. Mas em períodos de crise financeira, ingressar em cursos com foco em Educação Continuada é uma alternativa essencial para se manter no mercado de trabalho, conseguir o primeiro emprego ou uma recolocação profissional, conquistar promoções e impulsionar a carreira na empresa em que atua.

Com o colapso econômico, as duas frentes mais afetadas da estrutura organizacional foram o "alto escalão" e o pessoal do "chão de fábrica", em que o funcionário sem qualificação foi demitido, assim como muitos diretores e gerentes. Por isso, atualizar-se e aprimorar os conhecimentos nunca foram atitudes tão prioritárias como hoje. O contexto atual é gritante. De acordo com dados oficiais, 53% dos alunos matriculados no Ensino Fundamental e 27% dos alunos do Ensino Médio também nunca utilizaram computador.

Todos sabem que as empresas exigem cada vez mais colaboradores capacitados. Dessa forma, a realização de cursos como o de aplicativos (Word, Excel, Power Point), de assistente administrativo, secretária administrativa, entre outros ligados à Informática e Tecnologia da Informação, são ideais. Mesmo com a crise, o profissional de base, devidamente qualificado, encontra hoje novas vagas, ao contrário do gerente que enfrenta maior dificuldade pelo alto salário e posição que ocupava.

A situação é clara: existem vagas, mas não há candidatos qualificados para ocupá-las. Números recentemente divulgados mostram que 12% das empresas em 2008 recrutaram profissionais de TI, porém, 85% delas tiveram um processo demorado por falta de qualificação deste profissional na área. Esse cenário comprova que, em qualquer situação, a capacitação será bem vista pelos departamentos de Recursos Humanos. O aluno que realmente quer fazer um curso profissionalizante de peso tem todas as condições de alçar voo na carreira e vida pessoal.

Outros registros apontam que 65% dos alunos que terminaram cursos de qualificação, conseguiram entrar no mercado de trabalho. Para acompanhar esse cenário, por que não se posicionar profissionalmente como Operador de Sistemas, Assistente Administrativo, Web Designer, Gestor de Projetos, Designer Gráfico, Administrador de Serviços e Sistemas, entre outras áreas estratégicas?

Vale ressaltar que os mercados de TI e Informática ainda carecem de maior quantidade de profissionais qualificados em várias frentes, desde manutenção de hardware, redes e projetos até programação e webdesigners. O mercado de cursos livres e profissionalizantes, seja na área administrativa ou com foco em Informática, está em grande expansão. As oportunidades estão aí, basta se capacitar e correr atrás de um lugar ao Sol no mercado de trabalho.

*Sérgio de Souza Carvalho Júnior é gerente de marketing do Grupo S.O.S Computadores, empresa especializada no ensino de informática e de cursos profissionalizantes.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Wired Festival Brasil 2019 reúne grandes nomes para pensar presente e futuro

    Quinta edição do evento acontece no Rio de Janeiro e explora novas formas de comunicação, mobilidade urbana, entretenimento e relacionamento pessoal   Temas em discussão sobre comunicação, mobilidade, games e alimentação do futuro estão entre os destaques da quinta edição do Wired Festival Brasil , que este ano retorna à Cidade das Artes , no Rio de Janeiro , em único dia: 29 de novembro . Para inspirar e fazer pensar, talks, palestras, workshops e mesas de discussão com especialistas nacionais e internacionais fazem parte de uma programação provocadora, que conta também com espaço para experiências disruptivas e tecnológicas com o público. Os ingressos estão à venda pelo site ingressocerto.com/wiredfestivalbrasil2019 . Realizado pelo jornal O GLOBO e pelas Edições Globo Condé Nast , o evento da publicação que é referência em inovação e tecnologia reunirá palestrantes internacionais como as americanas Sana Amanat , editora de conteúdo e desenvolvimento de personagens, uma das princ

Empreendedorismo: como aumentar as chances de sucesso?

  * Por Erik Penna De alguns anos para cá, muitas pessoas estão colocando em prática um sonho antigo: empreender, ter o próprio negócio. Impulsionadas pelo desejo e aumento do desemprego, muitos abrem a própria empresa, mas a maioria fecha as portas em menos de dois anos. Por isso, é importante saber as oportunidades e desafios ao se lançar nesta área, para que as chances de sucesso sejam maiores que as de fracasso. Empreender é materializar uma ideia, apostar num negócio, realizar sonhos. Aliás, abrir o próprio negócio está em terceiro lugar na lista dos grandes desejos dos brasileiros, perdendo apenas para quem quer comprar a casa própria e viajar pelo país. O Brasil possui milhões de empreendedores e, recentemente, chegou à marca de 5 milhões somente de microempreendedores individuais. Dados da nova pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), feita no Brasil pelo Sebrae e pelo Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP), revela que 30% dos bras

O RH engajado na sustentabilidade do negócio

por Ricardo Voltolini, diretor de Sustentabilidade da ABRH-Brasil Ricardo Voltolini Quando o assunto é sustentabilidade, o profissional de RH deve ficar no banco de trás ou passar para o da frente, como copiloto, junto da alta direção?  A experiência tem mostrado que, na verdade, embora ele siga, na maioria das empresas, no posto de mero observador ou executor de ações pontuais, essa situação começa a mudar. E a mudança, ainda que lenta, tem a ver com a migração dos temas de sustentabilidade de uma agenda acessória repleta de boas intenções para outra mais central na gestão dos negócios, orientada ou por uma visão de gestão de riscos ou de oportunidade. Cresce, por tabela, a consciência, de que equilibrar em importância as dimensões social e ambiental com a econômica exigirá, sobretudo, uma revolução de  mindset . E de que não se operará nenhuma mudança na construção de um modelo mais sustentável de negócios sem colaboradores seguros, felizes, e participativos; sem respeito