Pular para o conteúdo principal

5 dicas para eliminar pendências antes da virada do ano


* Por Bibianna Teodori
Falta pouco para acabar o ano. O cansaço chega, o rendimento cai, a ideia que o "ano acabou" já virou um pensamento fixo e começa a ansiedade. É preciso ter calma. Ainda tem bastante tempo para concretizar alguns itens da lista de pendências que se acumulou, já que o ano acaba somente em 31 de dezembro.
Pense no último dia do ano e visualize a cena: você está erguendo a taça de champanhe, feliz e diz para si e para os amigos: “Valeu a pena, consegui realizar tudo que eu tinha planejado!”.
Certamente você começou o ano cheio de resoluções e muitas expectativas, mas, mesmo que não tenha conseguido concretizar tudo, é preciso começar 2015 sem frustrações. Com vontade, determinação e disciplina, é possível melhorar o ano que está por vir com algumas atitudes simples.
1) Deixe entrar o novo em sua vida
Faça uma bela faxina. Roupas que não servem mais, livros já lidos, objetos quebrados que estão em casa: elimine, troque, doe, arrume. Só assim terá espaço para que venham coisas novas.
2) Planejar o que ainda quer realizar até o ano acabar
Detalhe os passos para atingir objetivos, prepare metas e siga em frente. Assim, quando começar a contagem regressiva no final de ano, realmente poderá dizer que valeu a pena! Para planejar, é preciso saber quais são os seus objetivos. Alguém sem planejamento é como um barco à deriva no oceano, não vai a lugar nenhum!
3) Busque o mecanismo da realização
Não adianta desejar alcançar todas as metas. Antes, é necessário tomar os passos para se atingir o que se quer. Por exemplo: se você tem como meta passar num concurso que proporcione estabilidade financeira e segurança, deverá ter um plano de estudos, matricular-se, obter material, responder questões, etc. Mesmo assim, não há garantia de que se alcançará o desejado, pois outras variáveis interferem, como a quantidade de candidatos por vaga e até mesmo o estado emocional na hora da prova.
4) Resolva todos os problemas adiados
Faça uma lista e comece aos poucos, um a um. Vale para problemas materiais e problemas emocionais também, como pedir perdão a alguém, consertar uma situação que ficou no ar, etc.
5) Cuide do seu poder pessoal
Três dicas: a primeira é realizar exercícios de respiração e relaxamento. A segunda é fazer o uso das mentalizações positivas e, por fim, investir em você, despertando a fé, a esperança, a sabedoria, conhecendo outras pessoas, ouvindo música. O sucesso é uma questão de metas e tudo mais é teoria. Sua capacidade de estabelecer metas é a chave mestra do sucesso. As metas ativam a sua mente positiva e você se transforma naquilo em que pensa a maior parte do tempo.
Lembre-se das várias potencialidades que precisa despertar, que você tem uma missão e um lugar para chegar. Se não souber para aonde ir, qualquer lugar vai servir e as coisas se tornarão mais difíceis.
* Bibianna Teodori é Executive e Master Coach, fundadora da Positive Transformation Coaching e coautora do livro "Coaching na Prática - Como o Coaching pode contribuir em todas as áreas da sua vida”. www.bibiannateodoricoach.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Wired Festival Brasil 2019 reúne grandes nomes para pensar presente e futuro

    Quinta edição do evento acontece no Rio de Janeiro e explora novas formas de comunicação, mobilidade urbana, entretenimento e relacionamento pessoal   Temas em discussão sobre comunicação, mobilidade, games e alimentação do futuro estão entre os destaques da quinta edição do Wired Festival Brasil , que este ano retorna à Cidade das Artes , no Rio de Janeiro , em único dia: 29 de novembro . Para inspirar e fazer pensar, talks, palestras, workshops e mesas de discussão com especialistas nacionais e internacionais fazem parte de uma programação provocadora, que conta também com espaço para experiências disruptivas e tecnológicas com o público. Os ingressos estão à venda pelo site ingressocerto.com/wiredfestivalbrasil2019 . Realizado pelo jornal O GLOBO e pelas Edições Globo Condé Nast , o evento da publicação que é referência em inovação e tecnologia reunirá palestrantes internacionais como as americanas Sana Amanat , editora de conteúdo e desenvolvimento de personagens, uma das princ

Empreendedorismo: como aumentar as chances de sucesso?

  * Por Erik Penna De alguns anos para cá, muitas pessoas estão colocando em prática um sonho antigo: empreender, ter o próprio negócio. Impulsionadas pelo desejo e aumento do desemprego, muitos abrem a própria empresa, mas a maioria fecha as portas em menos de dois anos. Por isso, é importante saber as oportunidades e desafios ao se lançar nesta área, para que as chances de sucesso sejam maiores que as de fracasso. Empreender é materializar uma ideia, apostar num negócio, realizar sonhos. Aliás, abrir o próprio negócio está em terceiro lugar na lista dos grandes desejos dos brasileiros, perdendo apenas para quem quer comprar a casa própria e viajar pelo país. O Brasil possui milhões de empreendedores e, recentemente, chegou à marca de 5 milhões somente de microempreendedores individuais. Dados da nova pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), feita no Brasil pelo Sebrae e pelo Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP), revela que 30% dos bras

O RH engajado na sustentabilidade do negócio

por Ricardo Voltolini, diretor de Sustentabilidade da ABRH-Brasil Ricardo Voltolini Quando o assunto é sustentabilidade, o profissional de RH deve ficar no banco de trás ou passar para o da frente, como copiloto, junto da alta direção?  A experiência tem mostrado que, na verdade, embora ele siga, na maioria das empresas, no posto de mero observador ou executor de ações pontuais, essa situação começa a mudar. E a mudança, ainda que lenta, tem a ver com a migração dos temas de sustentabilidade de uma agenda acessória repleta de boas intenções para outra mais central na gestão dos negócios, orientada ou por uma visão de gestão de riscos ou de oportunidade. Cresce, por tabela, a consciência, de que equilibrar em importância as dimensões social e ambiental com a econômica exigirá, sobretudo, uma revolução de  mindset . E de que não se operará nenhuma mudança na construção de um modelo mais sustentável de negócios sem colaboradores seguros, felizes, e participativos; sem respeito