Pular para o conteúdo principal

A importância do planejamento estratégico de vida e carreira


*Alexander Baer
Planejar é preciso! Identificar, estar preparado, aproveitar as oportunidades e defender-se das ameaças! Planejamento estratégico é o grande diferencial para a o profissional que deseja obter mais sucesso em sua vida e carreira.
Os profissionais precisam hoje ter um rumo, uma visão de futuro para que possam, assim, buscar e alcançar todos os resultados almejados. Resumindo: estar preparado é fundamental para aproveitar o agora e o depois!
Fundamentalmente a análise do ambiente externo (cenários, oportunidades e ameaças) deve ser altamente conhecida, bem como a análise do ambiente interno (forças/pontos fortes e fraquezas/pontos fracos), para que os profissionais possam estar preparados para aproveitar as oportunidades e se defender das ameaças (os concorrentes, por exemplo).
Para os profissionais, fazer um balanço dos resultados de sua vida pessoal e profissional nem sempre traz dados satisfatórios. O motivo? Falta de planejamento e muito foco em apagar incêndios do dia a dia.
Todo profissional deve ter um rumo definido em sua carreira. Porém, não são todos que entendem a importância de definir suas próprias estratégias, objetivos e metas. Sem saber que rumos dar à sua vida e carreira, o profissional deixa o desenvolvimento e o crescimento à mercê do destino e da empresa em que trabalha.
Infelizmente, poucos sabem que o segredo para o sucesso é o planejamento estratégico de vida e carreira. Por isso, quando for estabelecer os planos para sua marca, o profissional precisa pensar a curto, médio e longo prazos. Quando se planeja, é possível contemplar o futuro e estar muito mais preparado para aproveitar as oportunidades e defender-se das ameaças do mercado, afinal, esse profissional estará muito mais focado e ciente de suas habilidades.
Planejar estrategicamente não é uma missão impossível. Para isso, é necessário seguir três passos, independente do nível hierárquico em que se encontra. São eles:
O primeiro passo é definir para onde se deseja ir. Essa ação descreve o direcionamento que o profissional deseja dar para sua vida e carreira. Para isso, deve definir, respeitar e seguir a sua visão, missão, seus valores e  códigos de ética, pois os valores de um profissional dão suporte à sua missão (o que ele faz hoje) e rumo à sua visão (o que ele quer ser) de futuro.
O segundo passo é um diagnóstico atual do profissional. Aqui, é preciso analisar profundamente o ambiente externo em que ele se encontra (seja a empresa em que trabalha ou o mercado lá fora) e seu ambiente interno (conhecer a si mesmo). Ao conhecer melhor o ambiente externo, é muito mais fácil distinguir e lidar com suas oportunidades e ameaças. Já a avaliação do ambiente interno também é de extrema importância, pois permite o aprimoramento de seus pontos fortes/forças e a correção de seus pontos fracos/limitações.
Depois de estabelecer os rumos de sua vida e carreira e diagnosticar sua atual situação, o profissional deve definir as ações para a expansão de mercado e diferenciação. Esse é o terceiro passo do planejamento. Aqui, o profissional pode, por exemplo, desenvolver estratégias para vender mais para os mesmos clientes, conquistar novos mercados, oferecer novos produtos e serviços, além de buscar a diversificação. Deste modo, o profissional torna-se único para o mercado e fica muito mais satisfeito, com muito mais sucesso e resultados altamente positivos.
É importante salientar que planejamento estratégico é fundamental para todos os profissionais que queiram ter sucesso em suas vidas e carreiras! Mas, como saber se o objetivo planejado é possível?
Simples! Quando se tem o rumo certo e a análise do mercado, o profissional sabe o que pode fazer para alcançar o sucesso. Ou seja, ter um claro plano de ação onde ele saberá o que, quando, onde, por que e quem é o responsável (ele mesmo), além de como fazer e quanto irá custar, além de deixar a si mesmo muito melhor preparado para as oportunidades e adversidades do mercado, trará mais segurança e força para ir além.
Dessa maneira, só não conquista o sucesso quem não quer!
*Alexander Baer é Presidente da Alexander Baer e Associados, Palestrante Profissional, Professor Convidado do MBA da Fundação Getúlio Vargas e Fundação Getúlio Vargas Corporativa, e também Coach Estratégico®, com atuação nacional nas áreas de Planejamento Estratégico Organizacional e de Vida e Carreira. www.alexanderbaer.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Wired Festival Brasil 2019 reúne grandes nomes para pensar presente e futuro

    Quinta edição do evento acontece no Rio de Janeiro e explora novas formas de comunicação, mobilidade urbana, entretenimento e relacionamento pessoal   Temas em discussão sobre comunicação, mobilidade, games e alimentação do futuro estão entre os destaques da quinta edição do Wired Festival Brasil , que este ano retorna à Cidade das Artes , no Rio de Janeiro , em único dia: 29 de novembro . Para inspirar e fazer pensar, talks, palestras, workshops e mesas de discussão com especialistas nacionais e internacionais fazem parte de uma programação provocadora, que conta também com espaço para experiências disruptivas e tecnológicas com o público. Os ingressos estão à venda pelo site ingressocerto.com/wiredfestivalbrasil2019 . Realizado pelo jornal O GLOBO e pelas Edições Globo Condé Nast , o evento da publicação que é referência em inovação e tecnologia reunirá palestrantes internacionais como as americanas Sana Amanat , editora de conteúdo e desenvolvimento de personagens, uma das princ

Empreendedorismo: como aumentar as chances de sucesso?

  * Por Erik Penna De alguns anos para cá, muitas pessoas estão colocando em prática um sonho antigo: empreender, ter o próprio negócio. Impulsionadas pelo desejo e aumento do desemprego, muitos abrem a própria empresa, mas a maioria fecha as portas em menos de dois anos. Por isso, é importante saber as oportunidades e desafios ao se lançar nesta área, para que as chances de sucesso sejam maiores que as de fracasso. Empreender é materializar uma ideia, apostar num negócio, realizar sonhos. Aliás, abrir o próprio negócio está em terceiro lugar na lista dos grandes desejos dos brasileiros, perdendo apenas para quem quer comprar a casa própria e viajar pelo país. O Brasil possui milhões de empreendedores e, recentemente, chegou à marca de 5 milhões somente de microempreendedores individuais. Dados da nova pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), feita no Brasil pelo Sebrae e pelo Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP), revela que 30% dos bras

Tempo de alianças vigorosas

  Luiz Gonzaga Bertelli (*)   Se o discurso de posse de Barack Obama não superou os de Abraham Lincoln (1861), John F. Kennedy (1961) e Franklin D. Roosevelt (1933), considerados os melhores da história norte-americana, seguramente trouxe uma mensagem positiva e realista, calcada numa macrovisão da realidade atual. No pronunciamento de quase 19 minutos, um trecho se aplica bem ao Brasil, especialmente no momento em que a crise econômica internacional alça os índices de desemprego a patamares preocupantes. Segundo Obama, os recursos mais aconselháveis para superar adversidades são alianças vigorosas e convicções duradouras. Num exemplo de que a preciosa lição também é válida para universos mais restritos, naquele mesmo 20 de janeiro já estava sendo posta em prática por empresas, instituições de ensino e órgãos públicos parceiros do CIEE na estratégica missão de preparar os talentos do futuro. Naquele dia, seguindo a tendência ascendente, o CIEE registrou a expressiva