Pular para o conteúdo principal

­­Veja 4 temas que precisam estar na agenda do RH estratégico

O papel de Recursos Humanos evoluiu ao longo dos anos e, hoje, tem uma função estratégica nas organizações. Diante dos novos desafios, uma questão se destaca: como extrair o potencial máximo das pessoas para chegar nos resultados e, ao mesmo tempo, criar conexões?

 

Segundo Gláucia Benvegnú, diretora de relacionamento da Interhunter Academy, consultoria de treinamento e desenvolvimento, é essencial que o RH estratégico faça a gestão de talentos, desenvolva programas de retenção e engajamento dos colaboradores.

 

"Também é preciso cultivar a parceria constante com os líderes. Treinar e desenvolver a liderança é o alicerce de uma empresa resiliente atrativa e inovadora. Investir na cultura de aprendizagem contínua fortalece o líder para que ele consiga equilibrar o cuidado com as pessoas e o foco no negócio", ressalta.

 

Quer impulsionar o seu RH? Confira 4 temas que precisam estar na agenda de gestão de pessoas.

 

 

1- Gestão de talentos

 

A escassez de talentos continua sendo um grande desafio para as companhias. Por isso, é fundamental dar visão de longo prazo, conhecer cada um como indivíduo e promover a sinergia com a cultura para que o colaborador se sinta parte.

 

"O líder deve saber seu papel de forma clara e, assim, mostrar horizonte para a equipe, pois esta é uma ferramenta de engajamento. Quando o ser humano não enxerga possibilidades, se frustra. Quando tem visibilidade, ele se engaja. Cabe ao RH intermediar esse processo", ressalta Felipe Neufeld, diretor de RH no segmento Agro e parceiro da Interhunter Academy.

 

 

2-Líderes engajadores

 

O papel do líder transcende a simples direção de atividades. Ele assume, hoje, um papel mais orientador e inspirador. Os líderes modernos são facilitadores do crescimento individual e coletivo. São profissionais que se destacam por sua habilidade em capacitar e guiar, em vez de apenas comandar.

 

"O líder está na linha de frente e é um forte parceiro do RH. Para que ele consiga incentivar a autonomia, a colaboração e a inovação, ele necessita desenvolver uma postura protagonista", diz Gláucia.

 

3-Comunicação assertiva

 

Diante dos novos desafios, o RH estratégico e a liderança também precisam se comunicar de forma transparente, empática e proativa.

 

"O líder que pratica uma comunicação assertiva se expressa de forma objetiva, específica e respeitosa. Ele deixa de lado julgamentos e rótulos e age com empatia. Além disso, promove um ambiente de trabalho harmônico e produtivo a partir de uma escuta muita ativa", explica Thais Gonzales, trainer de comunicação.


 

 

4-Saúde mental

 

O Brasil é o segundo país com mais casos de Burnout, classificada e reconhecida como doença ocupacional pela Organização Mundial da Saúde em 2022.

 

"Em conversa com especialistas de RH, identifico uma fala que é unânime entre eles: abordar questões relacionadas ao estresse deve ser prioridade nas empresas", diz Gláucia Benvegnú, que tem mais de 20 anos de experiência na área de gestão de pessoas.

 

Na prática, para cuidar do bem-estar das pessoas, o RH estratégico pode:

 

- Criar ciclos de feedback para alavancar o desempenho da equipe e estabelecer uma cultura de comunicação aberta e transparente que valoriza a colaboração e a confiança;

 

- Oferecer trabalho híbrido e flexível, com menos controle de tempo e mais acompanhamento de entregas;

 

- Facilitar grupos de afinidade para ajudar no senso de pertencimento e apoio;

 

- Atuar no fortalecimento de valores e segurança psicológica;

 

- Abrir espaço para que as pessoas falem de suas emoções;

 

- Explorar a medicina no trabalho para levantar indicadores e propor acompanhamento personalizado;

 

- Promover palestras e programas de qualidade de vida;

 

- Atuar no engajamento considerando a individualidade. Enquanto um almeja a carreira acelerada, outro dá valor ao desenvolvimento, por exemplo. Conhecer cada um favorece a felicidade do trabalhador.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Wired Festival Brasil 2019 reúne grandes nomes para pensar presente e futuro

    Quinta edição do evento acontece no Rio de Janeiro e explora novas formas de comunicação, mobilidade urbana, entretenimento e relacionamento pessoal   Temas em discussão sobre comunicação, mobilidade, games e alimentação do futuro estão entre os destaques da quinta edição do Wired Festival Brasil , que este ano retorna à Cidade das Artes , no Rio de Janeiro , em único dia: 29 de novembro . Para inspirar e fazer pensar, talks, palestras, workshops e mesas de discussão com especialistas nacionais e internacionais fazem parte de uma programação provocadora, que conta também com espaço para experiências disruptivas e tecnológicas com o público. Os ingressos estão à venda pelo site ingressocerto.com/wiredfestivalbrasil2019 . Realizado pelo jornal O GLOBO e pelas Edições Globo Condé Nast , o evento da publicação que é referência em inovação e tecnologia reunirá palestrantes internacionais como as americanas Sana Amanat , editora de conteúdo e desenvolvimento de personagens, uma das princ

Tempo de alianças vigorosas

  Luiz Gonzaga Bertelli (*)   Se o discurso de posse de Barack Obama não superou os de Abraham Lincoln (1861), John F. Kennedy (1961) e Franklin D. Roosevelt (1933), considerados os melhores da história norte-americana, seguramente trouxe uma mensagem positiva e realista, calcada numa macrovisão da realidade atual. No pronunciamento de quase 19 minutos, um trecho se aplica bem ao Brasil, especialmente no momento em que a crise econômica internacional alça os índices de desemprego a patamares preocupantes. Segundo Obama, os recursos mais aconselháveis para superar adversidades são alianças vigorosas e convicções duradouras. Num exemplo de que a preciosa lição também é válida para universos mais restritos, naquele mesmo 20 de janeiro já estava sendo posta em prática por empresas, instituições de ensino e órgãos públicos parceiros do CIEE na estratégica missão de preparar os talentos do futuro. Naquele dia, seguindo a tendência ascendente, o CIEE registrou a expressiva

A importância do planejamento estratégico de vida e carreira

*Alexander Baer Planejar é preciso! Identificar, estar preparado, aproveitar as oportunidades e defender-se das ameaças! Planejamento estratégico é o grande diferencial para a o profissional que deseja obter mais sucesso em sua vida e carreira. Os profissionais precisam hoje ter um rumo, uma visão de futuro para que possam, assim, buscar e alcançar todos os resultados almejados. Resumindo: estar preparado é fundamental para aproveitar o agora e o depois! Fundamentalmente a análise do ambiente externo (cenários, oportunidades e ameaças) deve ser altamente conhecida, bem como a análise do ambiente interno (forças/pontos fortes e fraquezas/pontos fracos), para que os profissionais possam estar preparados para aproveitar as oportunidades e se defender das ameaças (os concorrentes, por exemplo). Para os profissionais, fazer um balanço dos resultados de sua vida pessoal e profissional nem sempre traz dados satisfatórios. O motivo? Falta de planejamento e muito foco em apagar incên