Pular para o conteúdo principal

ARTIGO - Carreira em tempos de crise

A impermanência da vida é inquestionável! Compreender e aceitar que a nossa vida é repleta de altos e baixos e perseverar buscando evoluir continuamente é uma das chaves para prosperar em todos os níveis e momentos da nossa vida.

 

Crises fazem parte da roda da vida de todos nós seres humanos. Uma das poucas certezas que temos quando estamos no topo da roda é que ela vai girar e que a etapa seguinte poderá ser inevitavelmente estar lá embaixo da roda. Quando estivermos lá embaixo teremos a convicção de que muito esforço deverá ser feito para empurrar a roda para cima e nos recuperarmos.

O que fazer quando fatores externos influenciam nossas metas,  objetivos e carreira?

Nossa carreira pode sofrer reveses quando momentos econômicos complexos como este que estamos vivendo no Brasil acontecem. Ajustar as velas é extremamente importante para aproveitarmos os melhores ventos que sempre sopram.

A tempestade passa, pode demorar, mas passa!

E para lidar com momentos tempestuosos, haja flexibilidade, coragem, foco, resiliência e determinação! Sim, sabemos que precisamos ter todas essas qualidades para lidar com as adversidades da vida e com os tufões e obstáculos que aparecem.

E então, eu te pergunto, como vai o seu treinamento interno, o seu foco no desenvolvimento das habilidades citadas acima?

Recursos, ferramentas  e competências  para vencer as batalhas diárias

Um mindset (programação mental) focado no crescimento e na transformação é imprescindível em momentos de incertezas e mudanças. Sabemos sobre a complexidade de sairmos do nosso mindset fixo, que é quando ficamos confortavelmente ancorados nos nossos comportamentos conhecidos e repetitivos.

Para identificar se o seu mindset é de crescimento, responda para você mesmo…

Você reconhece e aprende com os seus erros?

Encara positivamente os desafios?

Persevera nos momentos difíceis?

Busca aprender com as suas falhas e encara as críticas como construtivas?

Identifica profissionais que são exemplos e inspiradores para você?

Se a sua resposta for positiva para a maioria das afirmações acima, parabéns, o seu mindset é de crescimento e você é capaz de mudar e se desenvolver não importa o 'tempo' que esteja fazendo lá fora. Agora se a sua resposta para as perguntas acimas foram negativas…Vale saber que você pode ter domínio sobre a sua atitude mental!

Você já reparou que quando mudamos de casa, por exemplo, sempre nos damos conta das inutilidades que guardamos, do excesso que insistimos em manter, da redundância de apetrechos que por vezes não fazem mais parte da nossa vida. E ao nos desfazermos e nos desapegarmos, nos damos conta que ficamos mais leves, com mais espaço e revigorados.

Assim como, algumas carreiras que precocemente escolhemos e nos propomos a seguir podem nos extenuar ao longo do tempo, nos cobrar em excesso, não fazer mais sentido no momento atual, não estar alinhada com os nossos valores, nos entediar e nos oprimir.

O que isso acarreta? Inevitável insatisfação, cansaço, baixa produtividade, desconexão com os nossos propósitos, falta de realização e  finalmente, nos exaure!

Aí está a  oportunidade para mudar, para se encorajar e aproveitar os momentos de incerteza para fazer diferente, esta é a hora de fazer a roda da vida girar em outras direções. Encorajar-se e evoluir!

Este atual tempo que vivemos não é de respostas, mas de muitas perguntas.

Enquanto o tempo passa, o que você está fazendo da sua vida?

O que você continua querendo da sua carreira?

Como você se vê daqui a um ano?

Aproveitar com foco e determinação os momentos de adversidades não é para todos, mas se o seu mindset for de crescimento, você não vai jogar a toalha e nem abandonar o barco!

 

Vera Mello, NeuroCoach, de carreira e de Vida, Coach Corporativa; Mentora de pessoas e de profissionais, focada na realização e na satisfação dos seres humanos e Professora da IBE-FGV.

 

 

 

 

 

 

Comentários

Patrocinado

Patrocinada

Patrocinada
Loja Uol

Postagens mais visitadas deste blog

Quem Vê Cara Não Vê Coração?

A famosa frase: “Quem vê cara não vê coração” é conhecida há décadas (se é que não há séculos). Muito romântica e criadora de esperanças, é usada para falar de amor e ódio, bondade ou maldade, etc. No entanto, quando trazemos tal afirmação para os conceitos mercadológicos, essa frase elaborada de forma afirmativa é totalmente improcedente. Para o mercado, a “cara” é preciso ser muito bem vista e valorizada, caso contrário, não haverá interesse do consumidor em conhecer melhor o produto, serviço, empresa ou profissional e se “apaixonar” pelo coração, pela alma e por tudo mais que apresente de melhor. Vamos analisar alguns exemplos simples, para esclarecer esse entendimento: Verifique as embalagens de perfumes famosos (tanto as de vidro quanto de papel, em especial as de vidro). Sempre são inovadoras, provocantes, sensuais, delicadas. São diferenciadas para criar no consumidor o interesse em ir até elas e experimentar suas fragrâncias. É preciso conquistar antes pelos olhos, depois pelo

Centro de Inovação e Criatividade ESPM lança o curso “Gestão da Inovação”

São Paulo, 15 de setembro de 2008 – Atualmente, um dos principais desafios das empresas nacionais é a inovação, no entanto, os investimentos na área são baixos para o melhor desenvolvimento das empresas. Para mostrar como as instituições e profissionais podem conduzir o processo de gestão da inovação por meio de metodologias e modelos estruturados, o Centro de Inovação e Criatividade ESPM lança o curso “Gestão da Inovação”, com início em outubro. O programa, pioneiro no mercado nacional, visa formar gestores da inovação aptos a atuar nas mais diferentes frentes de negócios. As aulas abordarão tanto a estratégia quanto a operação como parte do planejamento estratégico das empresas. Ao longo do curso, o aluno contará com questões fundamentais como a importância de todos os colaboradores no ato de inovar, as principais tendências do mercado e fatores chaves de sucesso. O participante conhecerá também o conjunto de ferramentas para o desenvolvimento do negócio, os caminhos para a inovação

Artigo: Sonhos de um profissional

Artigo: Sonhos de um profissional * Washington Kusabara O profissional pode ser entendido como uma pessoa em constante aperfeiçoamento. Em um fluxo de fabricação, onde há matéria-prima e produto acabado, o profissional deve ser como o material em processo, já que sempre há o que melhorar ou algum componente a ser acrescentado. Estipular objetivos significa avançar pequenos passos em direção aos nossos sonhos. Ainda que para alcançar estes objetivos seja preciso passar por alguns "desvios", ou até mesmo alguns "retrocessos", o importante é perseverar e cuidar para que haja determinação e não obstinação, que pode nos "cegar" e fazer com que se perca o rumo. Da mesma forma trabalham as empresas, já que as metas do mundo corporativo são referências circunstanciais que as companhias necessitam para sobreviver, crescer e evoluir. Diante não apenas da concorrência, mas das mudanças inesperadas dos cenários econômicos, a velocidade com que atingem

Patrocinado

https://click.afiliados.uol.com.br/Clique?idtUrl=397642&cpg=Mzk3NjQy&source=144&type=link&creative=SG9tZSBMb2ph&affRedir=https%3A%2F%2Fmeunegocio.uol.com.br%2Floja-virtual%3Faff_source%3Dae14226733424e5b905e2fa03e33d077