Em um mundo empresarial em constante evolução, transformar conquistas corporativas em narrativas inspiradoras gera um grande impacto na cultura organizacional de uma empresa. Na Petronect, o Portal de Compras da Petrobras, estamos contando histórias vitoriosas que impactam toda a nossa operação. Por trás de cada case de sucesso da Petronect, busco levar a essência do que fazemos aqui, o que já nos levou a conquista de onze prêmios em três anos.
"Uma boa história é fácil de ser contada." Procuro fazer desse dizer uma estratégia poderosa. Conectando pontos de variadas temáticas, como cultura organizacional baseada em Customer Centric, responsabilidade socioambiental, DEI (diversidade, inclusão e equidade), gestão de riscos, ESG (Ambiental, Social e Governança) e KPIs ((Indicador-Chave de Desempenho), transformar em uma narrativa que reflete os valores, missão e propósito da Petronect, é o que diferencia os cases premiados da empresa.
A mágica do storytelling corporativo, ao contrário do que se imaginam, vai muito além da mera exposição de fatos. Como explorado por Paul J. Zak fundador do Centro de Estudos Neuroeconômicos da Universidade de Claremont, nos Estados Unidos em artigo publicado na Harvard Business Review, histórias têm um poder natural de capturar a atenção humana, gerando empatia e confiança. Zak explica que, quando ouvimos uma história, nosso cérebro libera oxitocina, o "hormônio do amor", aumentando a sensação de prazer, bem-estar físico e emocional, os níveis de confiança e segurança e estimulando o senso de empatia, elemento natural do cérebro humano, que é a base do nosso interesse por histórias.
Construindo pontes com palavras
Cada case de sucesso elaborado é uma narrativa que humaniza as conquistas da Petronect. Essas histórias são cuidadosamente construídas a partir de informações coletadas junto às áreas responsáveis pelas atividades premiadas. Cada detalhe é lapidado para refletir a essência da empresa.
A Petronect demonstra, a cada dia, sua vontade de aprender e inovar. Isso facilita meu trabalho. Por meio das nossas histórias, eu possibilito a documentação de nossas conquistas corporativas, criando pontes que conectam a empresa aos seus clientes e stakeholders, além de gerar empoderamento e reforçar a cultura organizacional.
O Impacto do Storytelling nas Empresas
Contar uma história é uma forma de demonstrar valores, engajar colaboradores e inspirar mudanças. Empresas que adotam o storytelling como parte de sua estratégia organizacional conseguem não apenas atrair a atenção de seus públicos, mas também fomentar um ambiente de confiança e colaboração.
O impacto das histórias bem contadas é evidente. São onze prêmios conquistados pela Petronect, sendo três Prêmios VOL, quatro Smart Customer, três Customer Summit Award e um PrêmioABT, provas do poder de uma narrativa bem construída. Cada prêmio é um reconhecimento do esforço conjunto de uma equipe comprometida e de uma contadora de histórias que sabe como transformar dados e resultados em narrativas cativantes.
Em um mercado cada vez mais competitivo, a capacidade de contar histórias genuínas tornou-se um diferencial. Muito mais que celebrar as conquistas da empresa, é importante inspirar outros a enxergarem o poder do storytelling. Através da arte de contar histórias, estamos construindo um legado premiado para a Petronect.
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