Pular para o conteúdo principal

A arte de transformar resultados em prêmios, com Carla de Castro

 


Em um mundo empresarial em constante evolução, transformar conquistas corporativas em narrativas inspiradoras gera um grande impacto na cultura organizacional de uma empresa. Na Petronect, o Portal de Compras da Petrobras, estamos contando histórias vitoriosas que impactam toda a nossa operação. Por trás de cada case de sucesso da Petronect, busco levar a essência do que fazemos aqui, o que já nos levou a conquista de onze prêmios em três anos.


"Uma boa história é fácil de ser contada." Procuro fazer desse dizer uma estratégia poderosa. Conectando pontos de variadas temáticas, como cultura organizacional baseada em Customer Centric, responsabilidade socioambiental, DEI (diversidade, inclusão e equidade), gestão de riscos, ESG (Ambiental, Social e Governança) e KPIs ((Indicador-Chave de Desempenho), transformar em uma narrativa que reflete os valores, missão e propósito da Petronect, é o que diferencia os cases premiados da empresa.


A mágica do storytelling corporativo, ao contrário do que se imaginam, vai muito além da mera exposição de fatos. Como explorado por Paul J. Zak fundador do Centro de Estudos Neuroeconômicos da Universidade de Claremont, nos Estados Unidos em artigo publicado na Harvard Business Review, histórias têm um poder natural de capturar a atenção humana, gerando empatia e confiança. Zak explica que, quando ouvimos uma história, nosso cérebro libera oxitocina, o "hormônio do amor", aumentando a sensação de prazer, bem-estar físico e emocional, os níveis de confiança e segurança e estimulando o senso de empatia, elemento natural do cérebro humano, que é a base do nosso interesse por histórias.


Construindo pontes com palavras


Cada case de sucesso elaborado é uma narrativa que humaniza as conquistas da Petronect. Essas histórias são cuidadosamente construídas a partir de informações coletadas junto às áreas responsáveis pelas atividades premiadas. Cada detalhe é lapidado para refletir a essência da empresa.

A Petronect demonstra, a cada dia, sua vontade de aprender e inovar. Isso facilita meu trabalho. Por meio das nossas histórias, eu possibilito a documentação de nossas conquistas corporativas, criando pontes que conectam a empresa aos seus clientes e stakeholders, além de gerar empoderamento e reforçar a cultura organizacional.


O Impacto do Storytelling nas Empresas


Contar uma história é uma forma de demonstrar valores, engajar colaboradores e inspirar mudanças. Empresas que adotam o storytelling como parte de sua estratégia organizacional conseguem não apenas atrair a atenção de seus públicos, mas também fomentar um ambiente de confiança e colaboração.


O impacto das histórias bem contadas é evidente. São onze prêmios conquistados pela Petronect, sendo três Prêmios VOL, quatro Smart Customer, três Customer Summit Award e um PrêmioABT, provas do poder de uma narrativa bem construída. Cada prêmio é um reconhecimento do esforço conjunto de uma equipe comprometida e de uma contadora de histórias que sabe como transformar dados e resultados em narrativas cativantes.


Em um mercado cada vez mais competitivo, a capacidade de contar histórias genuínas tornou-se um diferencial. Muito mais que celebrar as conquistas da empresa, é importante inspirar outros a enxergarem o poder do storytelling. Através da arte de contar histórias, estamos construindo um legado premiado para a Petronect. 


Carla de Castro é Analista de Relacionamento da Petronect, responsável pela inscrição de cases de sucesso da empresa em premiações corporativas de renome. Com ela, a empresa acumulou onze prêmios desde o ano de 2022, além de outras premiações importantes que já estão em curso de classificação. (Divulgação/Petronect)

Comentários

Patrocinado

Patrocinada

Patrocinada
Loja Uol

Postagens mais visitadas deste blog

Quem Vê Cara Não Vê Coração?

A famosa frase: “Quem vê cara não vê coração” é conhecida há décadas (se é que não há séculos). Muito romântica e criadora de esperanças, é usada para falar de amor e ódio, bondade ou maldade, etc. No entanto, quando trazemos tal afirmação para os conceitos mercadológicos, essa frase elaborada de forma afirmativa é totalmente improcedente. Para o mercado, a “cara” é preciso ser muito bem vista e valorizada, caso contrário, não haverá interesse do consumidor em conhecer melhor o produto, serviço, empresa ou profissional e se “apaixonar” pelo coração, pela alma e por tudo mais que apresente de melhor. Vamos analisar alguns exemplos simples, para esclarecer esse entendimento: Verifique as embalagens de perfumes famosos (tanto as de vidro quanto de papel, em especial as de vidro). Sempre são inovadoras, provocantes, sensuais, delicadas. São diferenciadas para criar no consumidor o interesse em ir até elas e experimentar suas fragrâncias. É preciso conquistar antes pelos olhos, depois pelo ...

Artigo: Relacionamento interpessoal

Relacionamento interpessoal “Relacionamento é tudo. Ou quase tudo” Profº Marcelo Veras foto Arquivo Pessoal   Por Marcelo Veras* Com este artigo, inicio um novo ciclo de reflexões sobre mais uma competência comportamental que, como se diz por ai: “desde que o mundo é mundo”, tem ocupado uma posição de destaque entre as competências responsáveis pelo sucesso de pessoas na vida pessoal e profissional. É o famoso  Relacionamento interpessoal . Como um belo exemplo de pessoa tímida, caseira, que não gosta muito de eventos sociais e que não nasceu com o  chip  das pessoas bem relacionadas que têm a almejada virtude de fazer amigo até em fila do cinema, eu acreditava (equivocadamente), por muito tempo, que se fizesse o meu trabalho bem feito, no prazo e com qualidade, o meu futuro estaria garantido. Profundo erro, descoberto logo nos meus primeiros anos de carreira. Confesso que sofri muito quando vi pessoas que considerava bem medianas obtendo êxitos e alça...

Open to work: especialista em mercado de trabalho dá dicas de como tornar o LinkedIn atraente

  Estratégias vão desde a escolha de foto profissional ao uso de palavras-chave eficazes para a criação de um perfil de destaque Na busca para se posicionar profissionalmente, muitos profissionais ainda cometem erros ao publicar no LinkedIn ou mantêm perfis pouco atraentes. Juliana Nóbrega, professora de Marketing do Centro Universitário de Brasília (CEUB) e especialista em mercado de trabalho, ensina como transformar a plataforma em uma ferramenta estratégica para alcançar o emprego desejado, aumentando a visibilidade para atrair recrutadores e evitando deslizes.   Confira as dicas práticas:    1. Elementos para um perfil de LinkedIn atraente e competitivo JN: Uma boa foto de perfil é fundamental, pois facilita que as pessoas te identifiquem e reconheçam com facilidade. Escolha uma foto com fundo liso e neutro, que contraste com o rosto, tornando o avatar de fácil visualização. Outro ponto importante é a descrição do perfil, que aparece abaixo do nome. Use palavras-...

Patrocinado

https://click.afiliados.uol.com.br/Clique?idtUrl=397642&cpg=Mzk3NjQy&source=144&type=link&creative=SG9tZSBMb2ph&affRedir=https%3A%2F%2Fmeunegocio.uol.com.br%2Floja-virtual%3Faff_source%3Dae14226733424e5b905e2fa03e33d077