Pular para o conteúdo principal

Transição de carreira entra no radar profissional de 60% dos trabalhadores no Brasil

 

O que faz uma pessoa desejar fazer a transição de carreira ou emprego? Segundo dados obtidos pela plataforma social LinkedIn, mudar de área está nos planos de 60% dos 1.300 trabalhadores brasileiros pesquisados. Desse número, 20% afirmaram que já estavam buscando novas oportunidades de trabalho em áreas diferentes.


A chamada transição de carreira é complexa, na maioria dos casos e se desenvolve pelo desânimo na profissão escolhida até motivos pessoais, e quase sempre, insatisfação pessoal com as escolhas profissionais.


“Mudanças radicais exigem muito mais esforço, preparo e cuidado, como fazer cursos direcionados, que podem não ser tão rápidos. Uma nova formação pode levar semanas e até meses para ser concluída, e o mais prudente é ir gradualmente. Abandonar uma carreira já estruturada sem nenhuma preparação ou formação é uma aposta que normalmente não vale a pena e encontra resistência no mercado” explica Karina Pelanda, Gerente de Recrutamento e Seleção da RH NOSSA.


Novos talentos e habilidades

Para a especialista, quem deseja se aventurar em uma área que ainda não domina vai precisar descobrir muitas situações novas, inclusive talentos que nem sabia que possuía:


“Muitas vezes, há uma vocação escondida que pode florescer em um novo desafio. Enquanto você prepara e afina esses talentos, a melhor dica é fazer uma reserva financeira, caso essa mudança de planejamento leve mais tempo do que se esperava. É importante também seguir se atualizando para aprender o máximo.”


A designer Deiniffer Camila sabe bem o que é isso, ainda jovem tinha certeza de que seu futuro estava na área de direito, passou no vestibular e estudou direito até o quarto ano, época em que a maioria dos futuros passava a estagiar, Camila se apaixonou por outra área totalmente distinta:


“Um dia estava pesquisando convites para o meu casamento e nenhum me agradava, então, tentei fazer eu mesma, estudei alguns softwares e a paixão aflorou, fiz a transição de carreira ainda muito jovem e não me arrependo” completa Camila.

Comentários

Patrocinado

Patrocinada

Patrocinada
Loja Uol

Postagens mais visitadas deste blog

Quem Vê Cara Não Vê Coração?

A famosa frase: “Quem vê cara não vê coração” é conhecida há décadas (se é que não há séculos). Muito romântica e criadora de esperanças, é usada para falar de amor e ódio, bondade ou maldade, etc. No entanto, quando trazemos tal afirmação para os conceitos mercadológicos, essa frase elaborada de forma afirmativa é totalmente improcedente. Para o mercado, a “cara” é preciso ser muito bem vista e valorizada, caso contrário, não haverá interesse do consumidor em conhecer melhor o produto, serviço, empresa ou profissional e se “apaixonar” pelo coração, pela alma e por tudo mais que apresente de melhor. Vamos analisar alguns exemplos simples, para esclarecer esse entendimento: Verifique as embalagens de perfumes famosos (tanto as de vidro quanto de papel, em especial as de vidro). Sempre são inovadoras, provocantes, sensuais, delicadas. São diferenciadas para criar no consumidor o interesse em ir até elas e experimentar suas fragrâncias. É preciso conquistar antes pelos olhos, depois pelo ...

Centro de Inovação e Criatividade ESPM lança o curso “Gestão da Inovação”

São Paulo, 15 de setembro de 2008 – Atualmente, um dos principais desafios das empresas nacionais é a inovação, no entanto, os investimentos na área são baixos para o melhor desenvolvimento das empresas. Para mostrar como as instituições e profissionais podem conduzir o processo de gestão da inovação por meio de metodologias e modelos estruturados, o Centro de Inovação e Criatividade ESPM lança o curso “Gestão da Inovação”, com início em outubro. O programa, pioneiro no mercado nacional, visa formar gestores da inovação aptos a atuar nas mais diferentes frentes de negócios. As aulas abordarão tanto a estratégia quanto a operação como parte do planejamento estratégico das empresas. Ao longo do curso, o aluno contará com questões fundamentais como a importância de todos os colaboradores no ato de inovar, as principais tendências do mercado e fatores chaves de sucesso. O participante conhecerá também o conjunto de ferramentas para o desenvolvimento do negócio, os caminhos para a inovação...

Jovem Empreendedor

DE OLHO NO JOVEM EMPREENDEDOR   O jovem brasileiro esbarra em diversos obstáculos quando o assunto é poupar. O imediatismo da vida moderna, o mercado de consumo, a publicidade e as facilidades para se adquirir determinado bem colaboram para que a nova geração muitas vezes não saiba a melhor maneira de investir ou economizar. Esses fatores se somam ao fato de que a educação financeira é algo deficiente no Brasil, passando longe das escolas, universidades e políticas de incentivo. Diante disso, é comum que o jovem fique perdido entre poupar ou gastar. Resolver de que maneira usará seu dinheiro é uma decisão importante e irreversível. Em muitos casos, ele opta por aquilo que lhe parece satisfazer momentaneamente, sem pensar adiante ou prevenir-se para o futuro. Comprar um carro, cursar uma universidade, intercâmbios e até conquistar seu primeiro milhão, são sonhos que requerem grandes investimentos, portanto, grandes economias. Então, como fazer para escapar ou minimizar as tent...

Patrocinado

https://click.afiliados.uol.com.br/Clique?idtUrl=397642&cpg=Mzk3NjQy&source=144&type=link&creative=SG9tZSBMb2ph&affRedir=https%3A%2F%2Fmeunegocio.uol.com.br%2Floja-virtual%3Faff_source%3Dae14226733424e5b905e2fa03e33d077