Pular para o conteúdo principal

4 Dicas para arrasar no Inbound Marketing

Por Thiago Regis*

Sabemos que o mercado digital é sempre a grande aposta para empresas que querem planejar, agir e mensurar resultados, mas uma grande ferramenta tem ajudado muito na captação de novos leads altamente segmentados: o Inbound Marketing. Essa prática consiste em ganhar o interesse das pessoas por meio da geração de conteúdos altamente engajados e segmentados para um determinado tipo de público.
 As técnicas de Inbound Marketing consistem em quatro simples etapas: atrair, converter, fechar e encantar, que, no entanto, precisam ser bem planejadas e executadas. Para isso, vamos usar como exemplo uma empresa que presta consultoria no ramo de casamentos:
Como atrair clientes?
Nesta etapa é fundamental gerar conteúdos de qualidade que atraiam seu público-alvo. Após a geração destes conteúdos, é necessário divulgá-los de forma gratuita em blogs, grupos, redes sociais ou qualquer outro meio de comunicação que faça a captação desse público.

E-book (livros digitais), whitepapers  são boas alternativas para publicar um conteúdo falando sobre “10 dicas fundamentais para organizar o casamento dos sonhos”.

Como converter clientes?

Nesta etapa é necessário utilizar alguma forma de captação dos dados das pessoas interessadas no conteúdo com o chamado CTA, “Call to Action”, por meio de formulários, Chat Online, Landing Pages, entre outros. É possível ainda criar diversos conteúdos, com uma sequência de materiais que farão o “lead” ficar mais qualificado à medida que ele baixar os conteúdos disponíveis.
 Uma maneira eficiente é colocar no ar uma landing page no site ou blog com captação de dados como nome, telefone e e-mail.

Como fechar negócios com seus clientes?
Quanto maior for o caminho de consumo de conteúdos, maior será a oportunidade de transformá-lo em cliente.
E-mail Marketing, Contato via telefone, Whatsapp ou Skype são algumas das possibilidades de relacionamento com este Lead, ou seja, seu cliente direto. Todo o percurso que seu cliente em potencial seguir até este contato final é fundamental para que você tenha êxito em transformá-lo em cliente de fato. 

Como se relacionar com seus clientes?
Após a captação e entrega de seus produtos/serviços para este cliente, é fundamental manter um relacionamento para retenção, novas vendas ou até mesmo futuras indicações.
A dica é manter-se presente através de redes sociais, e-mail marketing, comunicação direta ou qualquer outro tipo de meio social, procurando entender as preferências desse consumidor e apresentando ofertas relevantes de acordo com suas necessidades.

*Thiago Regis é diretor de novos negócios da agência de marketing digital Pílula Criativa

Comentários

Patrocinado

Patrocinada

Patrocinada
Loja Uol

Postagens mais visitadas deste blog

Quem Vê Cara Não Vê Coração?

A famosa frase: “Quem vê cara não vê coração” é conhecida há décadas (se é que não há séculos). Muito romântica e criadora de esperanças, é usada para falar de amor e ódio, bondade ou maldade, etc. No entanto, quando trazemos tal afirmação para os conceitos mercadológicos, essa frase elaborada de forma afirmativa é totalmente improcedente. Para o mercado, a “cara” é preciso ser muito bem vista e valorizada, caso contrário, não haverá interesse do consumidor em conhecer melhor o produto, serviço, empresa ou profissional e se “apaixonar” pelo coração, pela alma e por tudo mais que apresente de melhor. Vamos analisar alguns exemplos simples, para esclarecer esse entendimento: Verifique as embalagens de perfumes famosos (tanto as de vidro quanto de papel, em especial as de vidro). Sempre são inovadoras, provocantes, sensuais, delicadas. São diferenciadas para criar no consumidor o interesse em ir até elas e experimentar suas fragrâncias. É preciso conquistar antes pelos olhos, depois pelo

Centro de Inovação e Criatividade ESPM lança o curso “Gestão da Inovação”

São Paulo, 15 de setembro de 2008 – Atualmente, um dos principais desafios das empresas nacionais é a inovação, no entanto, os investimentos na área são baixos para o melhor desenvolvimento das empresas. Para mostrar como as instituições e profissionais podem conduzir o processo de gestão da inovação por meio de metodologias e modelos estruturados, o Centro de Inovação e Criatividade ESPM lança o curso “Gestão da Inovação”, com início em outubro. O programa, pioneiro no mercado nacional, visa formar gestores da inovação aptos a atuar nas mais diferentes frentes de negócios. As aulas abordarão tanto a estratégia quanto a operação como parte do planejamento estratégico das empresas. Ao longo do curso, o aluno contará com questões fundamentais como a importância de todos os colaboradores no ato de inovar, as principais tendências do mercado e fatores chaves de sucesso. O participante conhecerá também o conjunto de ferramentas para o desenvolvimento do negócio, os caminhos para a inovação

Artigo: Sonhos de um profissional

Artigo: Sonhos de um profissional * Washington Kusabara O profissional pode ser entendido como uma pessoa em constante aperfeiçoamento. Em um fluxo de fabricação, onde há matéria-prima e produto acabado, o profissional deve ser como o material em processo, já que sempre há o que melhorar ou algum componente a ser acrescentado. Estipular objetivos significa avançar pequenos passos em direção aos nossos sonhos. Ainda que para alcançar estes objetivos seja preciso passar por alguns "desvios", ou até mesmo alguns "retrocessos", o importante é perseverar e cuidar para que haja determinação e não obstinação, que pode nos "cegar" e fazer com que se perca o rumo. Da mesma forma trabalham as empresas, já que as metas do mundo corporativo são referências circunstanciais que as companhias necessitam para sobreviver, crescer e evoluir. Diante não apenas da concorrência, mas das mudanças inesperadas dos cenários econômicos, a velocidade com que atingem

Patrocinado

https://click.afiliados.uol.com.br/Clique?idtUrl=397642&cpg=Mzk3NjQy&source=144&type=link&creative=SG9tZSBMb2ph&affRedir=https%3A%2F%2Fmeunegocio.uol.com.br%2Floja-virtual%3Faff_source%3Dae14226733424e5b905e2fa03e33d077