Por Thiago Regis*
Sabemos que o mercado digital é sempre
a grande aposta para empresas que querem planejar, agir e mensurar resultados,
mas uma grande ferramenta tem ajudado muito na captação de novos leads
altamente segmentados: o Inbound
Marketing. Essa prática consiste em ganhar o interesse das pessoas por meio
da geração de conteúdos altamente engajados e segmentados para um determinado
tipo de público.
As técnicas de Inbound Marketing
consistem em quatro simples etapas: atrair,
converter, fechar e encantar, que,
no entanto, precisam ser bem planejadas e executadas. Para isso, vamos usar
como exemplo uma empresa que presta consultoria no ramo de casamentos:
Como atrair clientes?
Nesta etapa é fundamental gerar
conteúdos de qualidade que atraiam seu público-alvo. Após a geração destes
conteúdos, é necessário divulgá-los de forma gratuita em blogs, grupos, redes
sociais ou qualquer outro meio de comunicação que faça a captação desse
público.
E-book (livros digitais), whitepapers são boas alternativas para publicar um conteúdo falando sobre 10 dicas fundamentais para organizar o casamento dos sonhos.
E-book (livros digitais), whitepapers são boas alternativas para publicar um conteúdo falando sobre 10 dicas fundamentais para organizar o casamento dos sonhos.
Como converter clientes?
Nesta etapa é necessário utilizar
alguma forma de captação dos dados das pessoas interessadas no conteúdo com o
chamado CTA, Call to Action, por meio de formulários, Chat Online, Landing
Pages, entre outros. É possível ainda criar diversos conteúdos, com uma
sequência de materiais que farão o lead ficar mais qualificado à medida que
ele baixar os conteúdos disponíveis.
Uma maneira eficiente é colocar no ar uma landing page no site
ou blog com captação de dados como nome, telefone e e-mail.
Como fechar negócios com
seus clientes?
Quanto maior for o caminho de consumo
de conteúdos, maior será a oportunidade de transformá-lo em cliente.
E-mail Marketing, Contato via
telefone, Whatsapp ou Skype são algumas das possibilidades de relacionamento
com este Lead, ou seja, seu cliente direto. Todo o percurso que seu cliente em
potencial seguir até este contato final é fundamental para que você tenha êxito
em transformá-lo em cliente de fato.
Como se relacionar com
seus clientes?
Após a captação e entrega de seus
produtos/serviços para este cliente, é fundamental manter um relacionamento
para retenção, novas vendas ou até mesmo futuras indicações.
A dica é manter-se presente através de redes sociais, e-mail marketing,
comunicação direta ou qualquer outro tipo de meio social, procurando entender
as preferências desse consumidor e apresentando ofertas relevantes de acordo
com suas necessidades.
*Thiago
Regis é diretor de novos negócios da agência de marketing digital Pílula
Criativa
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