*Por Erik Penna
Para muita gente, a melhor época do ano está chegando e, junto com ela, muitas oportunidades para se dar bem. Uma estimativa da CNC (Confederação Nacional do Comércio) aponta que o comércio irá oferecer 138,7 mil vagas temporárias neste final de ano.
Para muita gente, a melhor época do ano está chegando e, junto com ela, muitas oportunidades para se dar bem. Uma estimativa da CNC (Confederação Nacional do Comércio) aponta que o comércio irá oferecer 138,7 mil vagas temporárias neste final de ano.
Ciente destes dados, é pertinente analisar
três elementos diretamente envolvidos:
1- Temporário
1- Temporário
A grande chance tão esperada chegou a este
funcionário e, com ela, uma pergunta poderá
estar em sua mente: É mais difícil chegar ou
se manter no emprego?
Uma dica importante é você não
aceitar qualquer serviço apenas focando o
salário no final do mês, pois dificilmente
terá um alto desempenho se não gostar do que
faz. Encare como uma oportunidade única de mostrar o
seu potencial e dê o melhor de si, tendo em mente que
você se diferenciará se decidir não
apenas em atender o cliente, mas sim, em encantá-lo
ao superar suas expectativas.
Lembre-se, ainda, que o melhor currículo que
você pode mostrar a alguém é apresentar
um serviço de excelência, atuar com sorriso no
rosto, boa vontade, muita disposição para
aprender, capricho em todos os detalhes e um otimismo
contagiante. Afinal, quem não gosta de ter pessoas
com esse perfil ao seu redor?
2- Efetivo
Inicialmente, como um bom colega, acolha bem o novo
colaborador, imaginando como você gostaria de ser
recebido chegando como novato num ambiente
desconhecido.2- Efetivo
Lembre-se que a concorrência aumentou, portanto,
é hora de arregaçar as mangas, atuar com a
paixão do começo e aumentar ainda mais a sua
performance, pois nivelar por cima é um grande
negócio.
Não espere perder o emprego para depois decidir dar o melhor de si. Aliás, isso me fez lembrar a história de um amigo que, outro dia, veio até mim e contou que a sua mulher o havia largado. Por isso, agora ele tinha mudado seu jeito de ser. Disse que havia entrado numa academia de ginástica, emagrecido cinco quilos, pintado o cabelo e andava mais simpático e alegre com as pessoas. Eu pensei: “Por que ele não fez tudo isso quando ainda estava junto da mulher”? Quem sabe, assim, manteria a relação que ele tanto apreciava!
Não espere perder o emprego para depois decidir dar o melhor de si. Aliás, isso me fez lembrar a história de um amigo que, outro dia, veio até mim e contou que a sua mulher o havia largado. Por isso, agora ele tinha mudado seu jeito de ser. Disse que havia entrado numa academia de ginástica, emagrecido cinco quilos, pintado o cabelo e andava mais simpático e alegre com as pessoas. Eu pensei: “Por que ele não fez tudo isso quando ainda estava junto da mulher”? Quem sabe, assim, manteria a relação que ele tanto apreciava!
Perceba que há funcionários que só
se preocupam em se qualificar e dar o máximo de si
quando perdem o emprego.
3- Gestor
3- Gestor
É uma oportunidade ímpar para identificar e
reter talentos na sua organização. Esteja
ciente que o cliente avalia e forma a imagem da sua empresa
baseado no atendimento que ele recebe de seus
funcionários.
É um tipo de atendimento prestado por muitos temporários nesta época do ano. Desta forma, não coloque ninguém para atuar sem antes falar o que se espera dele e deixá-lo conhecer toda empresa, os produtos e serviços a serem ofertados. Atenção para o que Antoine de Saint-Exupéry, no livro O Pequeno Príncipe, escreveu: "Ninguém ama aquilo que não conhece".
Aproveite esse período para promover um belo treinamento, reascendendo a chama de toda equipe com muita motivação e ensinando técnicas de encantamento de clientes.
É um tipo de atendimento prestado por muitos temporários nesta época do ano. Desta forma, não coloque ninguém para atuar sem antes falar o que se espera dele e deixá-lo conhecer toda empresa, os produtos e serviços a serem ofertados. Atenção para o que Antoine de Saint-Exupéry, no livro O Pequeno Príncipe, escreveu: "Ninguém ama aquilo que não conhece".
Aproveite esse período para promover um belo treinamento, reascendendo a chama de toda equipe com muita motivação e ensinando técnicas de encantamento de clientes.
Eu acredito na frase do grande empreendedor Bill Marriot:
“Só conquistaremos a excelência com
treinamento".
O final do ano se aproxima, portanto, mãos
à obra!
* Erik Penna é especialista em vendas,
consultor, palestrante e autor dos livros “A Divertida
Arte de Vender” e “Motivação Nota
10”. Site: www.erikpenna.com.br .Sobre Erik Penna
É especialista em vendas, consultor e palestrante.
Possui MBA em Gestão de Pessoas pela
Fundação Getúlio Vargas,
pós-graduação em
Administração e Marketing pela Universidade
Paulista e graduação em Economia pela
Universidade de Taubaté. Aborda nas palestras
ensinamentos baseados nas experiências vivenciadas por
ele durante a sua carreira como executivo de vendas,
professor, escritor, motivador de equipes e gestor
corporativo. É autor dos livros “A Divertida
Arte de Vender” e “Motivação Nota
10” e co-autor dos livros “Gigantes das
Vendas” e “Gigantes da
Motivação”. Site: www.erikpenna.com.br
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